Gerenciar projetos é moleza!

Sim, sim. Gerenciar projetos é moleza!

Existem diversas ferramentas que podem nos ajudar nessa tarefa. Gantt Project, MS Project, Clocking It e outra infinidade de programas….

O procedimento? Também é fácil! Levanta-se o briefing com o cliente, detalha-se a solução, estipula-se prazo para cada item com a equipe, faz cronograma, proposta, inicia o projeto, faz acompanhamento diário com a equipe, testa, valida com cliente, faz ajustes, mais validações, mais ajustes e pronto! Projeto entregue e cliente feliz! :)

Agora, o difícil mesmo nisso tudo é GERENCIAR PESSOAS!

Ai, ai… Pessoas são bichinhos problemáticos, com ansiedades, desejos e vontades. Tem que ter jogo de cintura, tem que saber colocar bem as palavras.

São as pessoas que podem fazer tudo dar errado num projeto. Seja na fase do planejamento, seja durante o desenvolvimento da solução, seja o cliente falando que não pediu nada daquilo (e sim, ele pediu! rs).

Mas apesar de todos os cuidados, sempre tem uma pessoinha, que pode ser você, que atrapalha tudo! Aí, o coitado do GP (Gerente de Projeto) precisa tentar agradar a todos, para que o projeto saia nos conformes.

É engraçado como aquilo que nossos pais falavam pra gente, quando queríamos muito fazer alguma coisa que não aprovavam, pode ser aplicado no gerenciamento das pessoas. Quem nunca ouviu uma frase parecida com esta?

“Quando você tiver seus filhos, você vai entender”

Eu diria que “quando você for dono de uma empresa ou estiver em uma posição de chefia, você vai me entender”. Às vezes, temos que tomar decisões que não agradarão a todos, vamos ver caras feias, mas temos que seguir em frente, conforme o planejado.

Se tem uma coisa que aprendi, para ajudar a amenizar estes ruídos, é documentar tudo. Tenho o costume de, com autorização do cliente, gravar o aúdio de todas as reuniões que faço. É muito útil pois, além de documentar, você pode ouvir outras vezes e é impressionante como sempre pegamos mais um detalhe que tinha passado desapercebido.

Documentar é muito importante para que depois ninguém diga que não sabia ou que não viu. Afinal, contra fatos não há argumentos, certo?

E é por isso que eu digo que gerenciar projetos é moleza! Gerenciar pessoas é que é o complicado. Mas, se começarmos gerenciando nós mesmos, nossas atitudes, já ajuda um bocado!

Então, antes de pensarmos em nosso umbigo e no mundo que gira ao redor dele, que tal pensar no todo? Que tal pensar se suas atitudes não estão atrapalhando a equipe, o projeto e não deixam a empresa onde você está crescer?

Lembre-se: o combinado não é caro! Não adianta chorar depois! ;)

One thought on “Gerenciar projetos é moleza!

  1. Pingback: Tweets that mention Gerenciar projetos é moleza! « Maruxo.com – Não sou marujo, mas navego -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>